O município de Terra Nova deu um passo importante na ampliação dos serviços de saúde. A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) aprovou o Detalhamento Técnico que justifica a expansão da frota do SAMU Regional 192 de Feira de Santana, contemplando a cidade com uma Unidade de Suporte Básico (USB).
A nova unidade, que faz parte da macrorregião Centro-Leste, reforçará o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência no município, garantindo um resgate mais ágil e eficiente para os pacientes que necessitam de suporte médico imediato.
A secretária de Saúde, Roseane Silva, destacou que a conquista exigiu superação de desafios burocráticos para obter aprovação e a resolução necessária para o encaminhamento ao Ministério da Saúde. A partir de agora, a Secretária Municipal de Saúde deve viabilizar, a partir de convênios, a construção da base operacional do SAMU e, porterior a isso, prestar Treinamento especializado à equipe de atendimento e orientação à população sobre o funcionamento do serviço.
Roseane ressaltou a importância do SAMU para o município, enfatizando que a unidade oferecerá um atendimento rápido e de qualidade, reduzindo riscos de sequelas e evitando óbitos em casos de emergência. Além disso, a chegada do serviço fortalece a rede de urgência e emergência na região.
A implantação do SAMU 192 em Terra Nova representa um avanço significativo para a qualidade do atendimento de urgência no município, garantindo que a população tenha acesso a um serviço essencial para salvar vidas.
A comunidade agora aguarda as próximas fases do projeto para que o SAMU esteja em pleno funcionamento, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde e bem-estar dos terranovenses.
Confira publicação completa nas redes sociais da Prefeitura de Terra Nova e da Secretaria Municipal de Saúde:
Ver essa foto no Instagram
Mín. 26° Máx. 28°