Poucos dias após a cirurgia para tratar a acalasia, realizada no último sábado (25), Iago Ceuta, jovem de 24 anos morador de Nazaré de Jacuípe, distrito de São Sebastião do Passé, já sente uma grande mudança em sua qualidade de vida. Pela primeira vez em meses, ele voltou a se alimentar normalmente e compartilhou a felicidade com todos que o ajudaram nessa jornada.
Iago descreve a recuperação como “a melhor sensação possível”, destacando o prazer de voltar a ingerir alimentos sólidos. Ele, que antes dependia de uma sonda nasoenteral, agora consegue comer sem dificuldades.
“Desde o primeiro gole de água já senti a diferença. Tudo que comi desceu perfeitamente e tenho apenas um cuidado: mastigar bem os alimentos,” contou.
O procedimento foi realizado pelo médico Dr. Antônio Carlos Coelho Conrado, em João Pessoa, e, além de Iago, mais seis pacientes passaram pela mesma cirurgia no mesmo dia, todos com sucesso. “Não houve complicações no pós-cirurgia, a recuperação está sendo super tranquila,” garantiu.
A realização da cirurgia só foi possível graças à mobilização da comunidade, que ajudou a arrecadar R$ 18.980,76 (86% da meta de R$ 22 mil) por meio da Vakinha Online (clique para acessar) e outros valores através de ações como rifas e vendas de alimentos organizadas por familiares e amigos.
"Não esperava que a vaquinha alcançasse esse valor e sou eternamente grato a todos que contribuíram. Que Deus continue abençoando cada um,” disse Iago emocionado.
Agora, Iago pretende focar na recuperação física e emocional, buscando acompanhamento profissional para retomar sua forma e continuar monitorando sua saúde. Ele também aprendeu importantes lições ao longo do processo.
"É fundamental pesquisar mais sobre a doença e os métodos de tratamento, pois há muitas doenças raras que nem todos os profissionais conhecem bem," refletiu.
Em entrevista exclusiva ao Portal BA News, o jovem agradeceu o apoio de familiares e amigos, que estiveram ao seu lado desde o início. "Eles sempre torceram pelo meu bem e isso foi essencial para mim," completou.
Agora, com uma nova rotina alimentar e sem as limitações impostas pela acalasia, Iago celebra uma vida mais leve e saudável. O tratamento, que parecia um desafio distante, tornou-se realidade graças à união e solidariedade de todos que acreditaram na sua causa.
“Estou tentando controlar a vontade de querer comer tudo que vejo," brincou Iago, celebrando essa nova fase de sua vida.
A história de superação de Iago Ceuta reforça o impacto da empatia e do apoio coletivo, mostrando que, com determinação e solidariedade, grandes desafios podem ser vencidos.
Em suas redes sociais, Iago compartilho os momentos vividos por ele no Hospital CLINEPA, confira:
Ver essa foto no Instagram
Mín. 23° Máx. 24°