O Grupo Botequim celebra o Mês da Consciência Negra com uma edição especial da sua roda de samba no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O evento, que acontece nesta sexta-feira (8) às 21h, conta com as participações de destaque dos artistas Aloísio Menezes e Juliana Ribeiro, figuras representativas da música afro-brasileira e da luta antirracista. Em meio ao som do samba, gênero profundamente ligado às raízes africanas e à resistência cultural no Brasil, o público é convidado a vivenciar uma noite de música e celebração que ressalta a potência do samba como símbolo de identidade e luta do povo preto.
Para o fundador e cavaquinista do Botequim, Roberto Ribeiro, o mês da Consciência Negra é uma oportunidade para reforçar, por meio da música, a mensagem de igualdade e resistência racial, um trabalho que o grupo realiza há quase duas décadas. "O samba é um dos mensageiros da nossa cultura afrodescendente", afirma ele, destacando que o gênero, assim como outras manifestações culturais como a capoeira e o candomblé, carrega um legado de luta e memória que o grupo busca perpetuar em suas apresentações.
O evento reforça o papel do Grupo Botequim na valorização das raízes do samba na Bahia. Formado majoritariamente por artistas negros, o grupo atua há 18 anos celebrando o gênero musical e promovendo uma forte interação com o público. O grupo tem um repertório que mistura canções clássicas e autorais, registradas no álbum "Festa no Botequim" (2016), e é reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de diferentes regiões do Brasil.
Os ingressos para o evento estão disponíveis online e, além da música de qualidade, a roda promete uma experiência envolvente, onde o público é incentivado a dançar e cantar junto com os músicos.
Grupo Botequim - Mês da Consciência Negra
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Data: 8 de novembro (sexta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: Sympla (clique aqui)
Mín. 25° Máx. 26°