A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) de Terra Nova lançou as inscrições para o Edital Alan Santiago, destinado ao credenciamento de 62 agentes artístico-culturais no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Até dia 13 de novembro de 2024, agentes culturais de 17 categorias, como músicos, bandas, grupos de dança e percussão, capoeiristas, artesões e culinaristas, podem inscrever suas propostas para participar do edital, que é uma homenagem ao músico e educador Alan Santiago, falecido em 2022.
O edital distribuirá R$ 44.661,40 em recursos e tem como objetivo selecionar e credenciar profissionais que serão contratados para o Festival Artístico-Cultural Alan Santiago, marcado para dezembro. O evento visa promover e fortalecer a cultura local, reunindo talentos que celebram as tradições e a diversidade cultural da Terra Nova. Este edital também busca incentivo à formação de uma base de artistas credenciados para futuras contratações em eventos culturais da cidade.
O Edital Alan Santiago é uma das duas principais iniciativas do PNAB em Terra Nova, somando-se ao Edital Mãe Hilda de Nanã, que premiou 19 agentes culturais de comunidades quilombolas, terreiros e pontos de cultura. A PNAB, instituída pela Lei nº 14.399/2022, representa um marco para o financiamento contínuo da cultura em todo o Brasil, com repasses garantidos até 2027. Em Terra Nova, a execução da PNAB é realizada pela SECEL com recursos do Ministério da Cultura.
Para participar do Edital Alan Santiago, os interessados devem se inscrever online, fornecendo os dados pessoais ou empresariais. Nesta inicial, as propostas deverão atender aos critérios estabelecidos no edital (clique aqui para ter acesso ao edital completo com os anexos), e a documentação completa será útil nas etapas seguintes. Agentes culturais que tenham dúvidas sobre o processo podem entrar em contato com a SECEL pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (75) 3238-2061 / 3238-2062. Outras informações estão disponíveis na página da Política Nacional Aldir Blanc, no portal da Prefeitura, clicando aqui.
O chamado público leva o nome de Alan Santiago em reconhecimento ao legado do músico, educador e ex-gestor cultural da Terra Nova. Iniciado como backing vocal da cantora Carla Cristina, Alan alcançou uma carreira solo entre 2010 e 2015 e ficou conhecido por suas apresentações em bares e eventos particulares. Além de sua trajetória musical, Alan contribuiu significativamente para a educação, cultura e outras áreas, atuando como professor, coordenador e gestor público em Terra Nova e outras cidades. Em homenagem à sua trajetória, o Centro Cultural de Terra Nova também carrega seu nome.
Mín. 25° Máx. 27°