Seis homens, apontados como integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), morreram em um confronto com a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (17), no bairro Terra Nova Velha, em Terra Nova. A operação foi realizada por equipes da Rondesp Leste, de Feira de Santana, em apoio às guarnições da 97ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atende a região.
De acordo com a PM, os agentes receberam informações de que um grupo de aproximadamente 15 criminosos estaria realizando tráfico de drogas e expulsando moradores da localidade. A denúncia também indicava que os suspeitos estariam fortemente armados e intimidando a população.
Ainda segundo a polícia, ao chegarem ao local indicado, os agentess foram recebidos a tiros e reagiram, dando início ao confronto. Após a troca de disparos, seis suspeitos foram encontrados feridos e socorridos ao Hospital Municipal de Terra Nova, mas não resistiram aos ferimentos.
Segundo informações apuradas pela TV Aratu, o confronto teria relação com um caso ocorrido no domingo (16). Na ocasião, um casal teria acionado a polícia após uma briga doméstica. Como represália, traficantes da região teriam ameaçado os dois, afirmando que "quem resolvia a situação no local era o tráfico" e expulsando-os de casa.
Diante da escalada de violência, as forças de segurança intensificaram o patrulhamento na área e identificaram o grupo armado. Pela manhã desta segunda-feira (17), denúncias apontaram que os criminosos estavam circulando com armamento pesado e exibindo armas de fogo na região.
Durante a operação, foram apreendidas seis armas de fogo, incluindo uma pistola 9mm com adaptador para rajada, uma pistola calibre .380, três revólveres calibre .38 e uma espingarda calibre .28.
Além do armamento, a PM encontrou uma motocicleta e diversas porções de entorpecentes, como maconha, cocaína e comprimidos de êxtase.
A Polícia Militar informou que seguirá com reforço no policiamento em Terra Nova nos próximos dias, com efetivo ampliado da 97ª CIPM.
Um policial da Rondesp Leste sofreu uma lesão no tornozelo durante a ação e precisou ser socorrido. Ele já recebeu alta e ficará afastado temporariamente.
A identidade dos seis suspeitos mortos não foi divulgada. A Polícia Civil investigará o caso para esclarecer as circunstâncias do confronto e a atuação da facção criminosa na região.
A população pode colaborar com informações anônimas sobre atividades criminosas pelos telefones (75) 9 8139-6254, ou (75) 9 9864-9309. Denúncias também pode ser pelos 190 ou pelo Disque Denúncia no número 181.
Mín. 26° Máx. 27°